sexta-feira, 28 de setembro de 2012


O que é DANÇATERAPIA?


Segundo o Centro Internacional de Dançaterapia Maria Fux (criadora da dançaterapia): Dançaterapia é um caminho de reapropriação da linguagem corporal por meio de estímulos criativos que favorecem a conjunção do movimento ao “sentir” único e vivo de cada ser humano. O corpo humano é naturalmente predisposto ao movimento. A pele, os músculos, a estrutura óssea são um convite constante à dança concebida como capacidade profunda de expressão, comunicação, relação.

Quando por causa da doença, dos traumas, da depressão ou da perda de interesse pelo que está ao nosso redor nos afastamos de nós mesmos e entramos nos campos nebulosos do "não sentir”, a dançaterapia que é um movimento de afirmação e de recuperação também da própria identidade, pode reconduzir à dimensão do prazer, do equilíbrio, da criação.

Essa prática não substitui intervenções clínicas, médicas ou psicológicas, mas as complementa percorrendo caminhos outros ligados à afetividade, sensibilidade, emoção.




A Terapia com Movimento proporciona o encontro com a dançaterapia, envolvendo suas alunas em um espetáculo de prazer, alegria, criatividade, equilíbrio emocional e bem-estar.


Para refletir:

Por mais que tentem, será impossível abalar os tambores da minha alma que tocam conforme eu danço a minha essência.
(Jéssica Damasceno).




quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O ENVELHECIMENTO E A PSICOMOTRICIDADE


"A velhice envolve dois processos, sendo um fisiológico, (denominado senescência) e outro metabólico (chamado de senilidade). Envelhecer é viver, viver é mover-se, essa afirmativa é tomada como base para as justificativas de programas de prevenções e de reabilitação psicomotora (Fonseca, 1998)."



"Todo indivíduo idoso tem sua carga de experiência própria, é um ser especial, único e tem o direito de ser tratado como tal, ter total liberdade para explorar todo o universo em que viveu durante o longo dos anos, seja ele normal ou portador de alguma limitação."


"É essencial um ambiente de integração, que o individuo tenha a oportunidade de desenvolver seu lado psicomotor, sua capacidade física, mental e social, fazendo com que haja uma melhora na qualidade de vida. Isso ajuda a combater e /ou prevenir a instalação de doenças físicas e mentais, despertando assim, o desejo de agir, ou reagir sobre os estímulos que lhe são oferecidos, e voltando a se sentir parte da sociedade em que vive, como peça fundamental."



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Olá mulheres, a Terapia com Movimento está proporcionando uma aula experimental na próxima terça-feira 02.10.12 e quarta-feira 03.10.12, das 7:00 às 8:00 e das 8:30 às 9:30.


Não esqueçam: O movimento alimenta a alma.

Venha balancear você também!



Interessadas, entrar em contato comigo através do número (71) 8742-2576 ou 3337-0823.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Certa vez busquei um nome que expressasse toda a minha energia ao movimentar meu corpo, pensei... Mexer, deslocar, mover... Até que veio em mente o nome balançar, ou melhor, balancear. Não limitei apenas ao significado do dicionário ou a origem da palavra, mas ousei-me eu criar um novo sentido: balanço, balançar, equivalente a mover-se e ceia, cear, equivalente a alimentar-se. Assim nomeei o projeto Balancear, que mais tarde foi aprimorado para Terapia com Movimento, dando nexo a frase: O movimento alimenta a alma.


O movimento é constante em nossa vida, é a razão pela qual tudo se modifica mesmo quando não notamos, assim como o deslocamento das nuvens ou do mar. Existindo alguma restrição física, ele está presente seja nos olhos, lábios, língua ou qualquer outra parte do corpo. Observe... Trata-se de uma sintonia perfeita entre as mais variadas formas de expressão corporal. Se fosse possível colocar uma nota musical a cada execução de movimento, nossa vida seria marcada por trilhas sonoras, assim como nos filmes. Nem precisamos ir tão longe com a imaginação, na vida real sempre temos uma música que marcou um momento de felicidade ou tristeza e ele o movimento estava lá, afinal você estava atuando, agindo para que tudo acontecesse. Quando se trata de saúde, tratamento ou prevenção das mais diversas patologias seja física ou emocional a recomendação básica é: Estimule seu corpo e sua mente, movimente-se. Não permita tornar-se estático, incapaz, não dê espaço para solidão. Portanto, preencha seu dia com algo notável, eficaz, seja por um minuto ou por uma hora. A Terapia com Movimento se preocupa com você, possibilita o conhecimento do seu corpo, seus limites e habilidades, lhe desliga dos problemas pessoais e sociais, permite seu equilíbrio psíquico para que a sua entrega a você mesma seja eficiente. Nosso espaço lhe acolhe com leveza e a simplicidade de um ambiente tranqüilo e com uma visão esplendida da baía de Todos os Santos. O movimento, a música, a saúde, a boa companhia, o conhecimento e o bem-estar esperam sua chegada, pois o movimento alimenta a alma. Venha balancear você também!


Nosso espaço principal:




Nossa paisagem:



Contatos: (71) 8742-2576 / 3337-0823.
Atelier Terra e Cor. Rua Banco dos Ingleses, nº 20, (Clube Inglês – Anexo) Campo Grande, Salvador - Bahia - Brasil.


Quem sou eu?
Autobiografia

Sou Jéssica Damasceno Salgado, fisioterapeuta graduada pela UCSal - Universidade Católica do Salvador, atualmente curso a pós-graduação em Psicomotricidade na Unifacs – Universidade Salvador em convênio com o Centro Lydia Coriat. Venho de origem humilde, valorizo minha família que é minha essência e cada conquista e boas oportunidades que a vida me oferece. Sempre fui fascinada pela junção movimento e música, pratiquei dança (ballet clássico, jazz, dança moderna, contemporânea, folclórica e árabe) por alguns anos, em sua maior parte no Centro Social Dom Lucas Moreira Neves, o que foi fundamental na minha escolha profissional, pois todos os assuntos voltados à saúde da mulher, exercícios preventivos e música são do meu interesse e a fisioterapia me deu suporte, conhecimento e aprimoramento para que eu pudesse executar com excelência esta função. Minha primeira experiência com a fisioterapia associada à dança foi no último ano de faculdade, onde apresentei meu trabalho de conclusão de curso, de caráter qualitativo cujo tema era: A dança como fator influenciador na imagem corporal de idosas. Foi simplesmente instigante e maravilhoso os resultados encontrados. Após algumas experiências em outras áreas da fisioterapia, estava certa do que eu queria, resolvi criar um projeto que incentivasse a auto-estima, que encorajasse hábitos saudáveis e torna-se a vida mediante tantas atribulações, mais plena e feliz, daí “nasceu” o projeto Balancear. Conseqüentemente optei em me especializar como psicomotricista para promover maior bagagem profissional e poder atuar com melhor autonomia e autenticidade no que antes era um projeto e hoje é a minha grande realização e contribuição para uma, duas, cem, infinitas mulheres que procuram o melhor pra si, a Terapia com Movimento.


Curiosidade:

INCA - Instituto Nacional de Câncer informa que o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo, é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

“Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.”



“Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.”

 "Olhe, sinta e perceba o que é normal para suas mamas. Em caso de alterações, procure um médico."

"A saúde é um direito de todos e dever do Estado. Se você encontrar dificuldade para marcação de consultas e exames em seu município, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou o Conselho Municipal de Saúde para orientações e providências."


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Curiosidade:

"Estudos indicam que exercícios fisioterápicos ajudam na dilatação vaginal, facilitam o parto normal e diminuem a dor da gestante."






A Terapia com Movimento (TCM) é um trabalho em grupo, voltado para mulheres que buscam melhora da qualidade de vida, seja física ou emocional. Ela pode estar associada à terapia expressiva, pois possibilita o encontro do indivíduo com ele mesmo através dos movimentos livres, simples e complexos, além do conhecer do próprio corpo e a convivência em equipe que resgata a aceitação das diferenças, a troca de experiências, não deixando espaço para a solidão. A TCM é a sintonia da melhora da auto-estima após a auto-percepção e conhecimento do próprio ser como um todo (físico e mental) e a auto-aceitação, independente das dificuldades e limitações.

As mulheres cada vez mais buscam a longevidade (qualidade de vida por mais tempo), que o corpo não expresse a idade cronológica (o corpo a partir dos 30 anos de idade começa a apresentar os sinais do tempo, mas esse processo pode ser amenizado), a minimização do nível de stress e de problemas emocionais, resgate da auto-estima.






Nosso objetivo é:

  • Promover melhor qualidade de vida.
  • Melhorar a flexibilidade corporal.
  • Melhorar a qualidade da respiração.
  • Melhorar a qualidade da circulação sanguínea.
  • Promover correção postural.
  • Promover relaxamento das musculaturas tensas.
  • Estimular a consciência corporal.
  • Estimular a integração social.
  • Estimular a aceitação a si mesmo e ao outro.
  • Estimular a criatividade através da dança livre.
  • Promover bem-estar.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Muitas vezes me vi, mas não me admirei, deixei despercebido o tamanho da minha importância. Quando me olhei de verdade, aos poucos fui me conhecendo por fora e por dentro, o meu corpo, cabelo, sorriso e principalmente meu olhar eram inconfundíveis, únicos. Posso ser notada de diferentes formas por diferentes pessoas, mas o fato é que sempre sou a mesma para mim mesma. Dependendo das constantes e variáveis me apresento com certas limitações, nem sempre é o mais sincero sorriso ou a palavra mais bela, mas achei algo em mim que nunca se omite... Anos passam e cada vez que me noto de verdade, vejo a grandeza do meu ser, não preciso ser santa, nem perfeita, contudo me denomino absoluta. Independente de inúmeros defeitos, sei o bem que faço quando me cuido, preservo, me amo por inteira, quando acolho, oriento, incentivo e arranco um sorriso de quem me rodeia. Saber quem realmente és não é uma virtude de muitos, é necessário se encarar, assumir-se errando ou acertando, ter a proeza de redimir quando preciso, equilibrar razão e emoção sem atropelar o que verdadeiramente acredita.

(Jéssica Damasceno).



terça-feira, 11 de setembro de 2012

O corpo manifesta todas as ações e reações vividas durante o tempo. Expressa maturidade ou inocência, virilidade ou fragilidade, marcas como cicatrizes ou as concedidas com tinta, entre outros, mas sempre exibe beleza, seja como for seu diâmetro, altura, cor, sexualidade, além de exibir nossas escolhas e gostos através de acessórios que a ele são atribuídos. Não é apenas uma capa protetora que acoberta o seu eu, pois você pode ter o mais belo corpo e uma personalidade cruel, vulnerável, ou vice-versa, possuir um corpo considerado não atraente aos parâmetros da sociedade e pertencer a mais linda personalidade. Mas que parâmetro egoísta é esse? Que nos põe prisioneiros de nós mesmos? A busca pela perfeição tem enlouquecido consideravelmente o ser humano, lamento em informar: A perfeição não existe! Olhe ao redor, os seus gostos e anseios nem sempre irá compactuar com o do próximo, afinal somos diferentes no pensar, no agir, no gostar... O que pode ser maravilhoso pra um, pode ser supérfluo para os demais. Portanto não busque conquistar o bom olhar do outro, simplesmente esbanje saúde, cuide-se, sinta-se, olhe-se e curta-se. Aceitar a si mesmo é sinônimo de respeito e amor próprio, além de ser o primeiro passo para a felicidade e a paz interior.

 
(Jéssica Damasceno).





segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Terapia com Movimento atua na 1coordenação motora, 2coordenação global, 3coordenação visomotora, 4tônus, 5equilíbrio, 6lateralidade, 7estruturação espacial, 8estruturação temporal além do esquema corporal e imagem corporal.

1Coordenação motora: "Capacidade de integrar diversas ações musculares simultâneas e sucessivas, para produzir um determinado movimento (ou uma seqüência de movimentos) com eficiência e economia de esforço."

2Coordenação global: "Automação dos movimentos complexos, em determinado tempo exigindo atividade conjunta de vários grupos musculares."

3Coordenação visomotora: "Movimentos guiados pela visão, envolve a orientação espaço-temporal e o esquema corporal."

4Tônus: "Coordenação e postura em qualquer posição adotada pelo corpo parado ou em movimento."

5Equilíbrio: "Condição de repouso do corpo solicitado por forças opostas; condição de corpo que se mantém em pé, sem inclinar. Pode ser estático = manter certa postura em uma base ou dinâmico = em movimento com alterações da base de sustentação."

6Lateralidade: "Conscientização integrada dos dois lados do corpo (direito e esquerdo)."

7Estruturação espacial: "Capacidade de situar o corpo no espaço, perceber o deslocamento do corpo e de objetos, e a trajetória de seus movimentos."

8Estruturação temporal: "Garante experiência de localização dos acontecimentos passados e capacidade de projetar-se para o futuro."




PARA REFLETIR...

Normalmente vemos crianças ainda em ciranda que dizem e mostram ter medo de caretas, máscaras, fantasmas... Mas não são apenas elas a terem essa imaginação fértil, nós adultos também temos a nossa... O principal é o medo, medo de errar, acertar, correr atrás, iludir-se, exagerar, até mesmo o de amar, o qual considero o maior entre tantos outros. Mas do que adianta viver e limitar-se em amar? Enclausurar o amor é uma forma de delimitar a felicidade, você pode tentar e no popular se dá mal, ou pode permanecer fixado apenas em você mesmo, sua família, cotidiano e um dia arrependesse de não ter deixado fluir esse sentimento. Olhe para seu coração, enxergue os sinais que ele dá, sinta-o, liberte-o dessa prisão que você denominou perpétua, mas não é! Verás que imediatamente esse sujeito assustador que consumiu tantas horas do seu dia, tantos dias do seu ano, sairá da escuridão, se mostrará vivo e se apresentará como passado, pois não podemos extinguir o que já vivemos, mas sim, como sugere o nome, podemos passar adiante, seguir em frente, avançar, se tornar presente em sua própria vida. O tempo é a resposta para todo o aprendizado, contanto para aprendermos temos que deixar nossos medos e anseios girarem numa cantiga de roda até cansarem de nos perseguir.

(Jéssica Damasceno).


terça-feira, 4 de setembro de 2012



A Terapia com Movimento surgiu secundária ao Projeto Balancear, ambos criados em 2012 pela fisioterapeuta Dra. Jéssica Damasceno Salgado, com o intuito de melhorar a qualidade de vida do público feminino através de alongamentos, exercícios de equilíbrio e propriocepção, correção postural, auto-aceitação e bem-estar.





 O movimento alimenta a alma!




Fisioterapia e Psicomotricidade     

Fisioterapia = 1“É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.”

Psicomotricidade = 1“Ciência que tem por objeto o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com o mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir com o outro.” 2“Integração das funções motrizes e mentais sob o efeito da educação e do desenvolvimento do sistema nervoso.”


Imagem corporal e Esquema corporal

Imagem corporal = 1“É como o corpo se apresenta para nós, ou seja, como vemos nós mesmos. Essa imagem será influenciada pelo meio em que vivemos e pelas situações que enfrentamos. A boa formação da imagem corporal é ponto importante para aquisição de outras qualidades psicomotoras e principalmente para o auto-conceito.”


Esquema corporal = 1“É a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõe uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, e da afetividade. O conhecimento adequado do corpo engloba a Imagem corporal e o Conceito corporal, que podem ser desenvolvidos com atividades que favoreça:
  • O conhecer do corpo como um todo;
  • O conhecer do corpo segmentado;
  • O controle dos movimentos globais e segmentados;
  • O equilibrar estático e dinâmico;
  • O expressar corporal harmônico."





A Terapia com Movimento permite o conhecimento do indivíduo como um todo. Conheça meu trabalho e faça parte dessa equipe. Contatos: (71) 8742-2576 / 3337-0823.

Atelier Terra e Cor. Rua Banco dos Ingleses, nº 20, (Clube Inglês – Anexo) Campo Grande, Salvador - Bahia - Brasil.




PARA REFLETIR ...

A vida é quando uma criança cai da escada, você se desespera e ela te surpreende com um sorriso, quando você encontra um quadro com uma paisagem inviolada ou a foto daquele vovô que já está no céu, a visão. É uma brisa que suavemente lhe arrepia, os pés na terra fofa e úmida ou o melhor de tudo, o colo de mãe, o tato. É uma fruta saborosa, um bolo de aniversário ou a água fresca que cessa a sede, o paladar. É a conversa dos pássaros, uma canção infantil ou sua música predileta, a audição. É o perfume da pessoa amada, das flores ou do mar, o olfato. O tempo, o senhor da razão, vinte e quatro horas por dia e há dias que não temos tempo para celebrar a vida. Seja intenso, curta o momento, respire fundo, sinta seu corpo, desacelere quando tudo lhe parecer confuso, imagine o objetivo e organize os passos, você consegue! Não permita que a correria exigida por aqueles que querem sempre mais, ter sempre mais, desbote o seu eu. Seja seu próprio serviçal, você se deve isso! Saiba valorizar as coisas simples, talvez você não tenha todos os sentidos e isso não lhe faz inferior ou superior a ninguém, mas se não souber aproveitar o que lhe cabe, aí sim, se põe dominado. A vida só é bela, justa e leve a partir do momento que você a encontra.

(Jéssica Damasceno).