segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A Terapia com Movimento atua na 1coordenação motora, 2coordenação global, 3coordenação visomotora, 4tônus, 5equilíbrio, 6lateralidade, 7estruturação espacial, 8estruturação temporal além do esquema corporal e imagem corporal.

1Coordenação motora: "Capacidade de integrar diversas ações musculares simultâneas e sucessivas, para produzir um determinado movimento (ou uma seqüência de movimentos) com eficiência e economia de esforço."

2Coordenação global: "Automação dos movimentos complexos, em determinado tempo exigindo atividade conjunta de vários grupos musculares."

3Coordenação visomotora: "Movimentos guiados pela visão, envolve a orientação espaço-temporal e o esquema corporal."

4Tônus: "Coordenação e postura em qualquer posição adotada pelo corpo parado ou em movimento."

5Equilíbrio: "Condição de repouso do corpo solicitado por forças opostas; condição de corpo que se mantém em pé, sem inclinar. Pode ser estático = manter certa postura em uma base ou dinâmico = em movimento com alterações da base de sustentação."

6Lateralidade: "Conscientização integrada dos dois lados do corpo (direito e esquerdo)."

7Estruturação espacial: "Capacidade de situar o corpo no espaço, perceber o deslocamento do corpo e de objetos, e a trajetória de seus movimentos."

8Estruturação temporal: "Garante experiência de localização dos acontecimentos passados e capacidade de projetar-se para o futuro."




PARA REFLETIR...

Normalmente vemos crianças ainda em ciranda que dizem e mostram ter medo de caretas, máscaras, fantasmas... Mas não são apenas elas a terem essa imaginação fértil, nós adultos também temos a nossa... O principal é o medo, medo de errar, acertar, correr atrás, iludir-se, exagerar, até mesmo o de amar, o qual considero o maior entre tantos outros. Mas do que adianta viver e limitar-se em amar? Enclausurar o amor é uma forma de delimitar a felicidade, você pode tentar e no popular se dá mal, ou pode permanecer fixado apenas em você mesmo, sua família, cotidiano e um dia arrependesse de não ter deixado fluir esse sentimento. Olhe para seu coração, enxergue os sinais que ele dá, sinta-o, liberte-o dessa prisão que você denominou perpétua, mas não é! Verás que imediatamente esse sujeito assustador que consumiu tantas horas do seu dia, tantos dias do seu ano, sairá da escuridão, se mostrará vivo e se apresentará como passado, pois não podemos extinguir o que já vivemos, mas sim, como sugere o nome, podemos passar adiante, seguir em frente, avançar, se tornar presente em sua própria vida. O tempo é a resposta para todo o aprendizado, contanto para aprendermos temos que deixar nossos medos e anseios girarem numa cantiga de roda até cansarem de nos perseguir.

(Jéssica Damasceno).


Nenhum comentário:

Postar um comentário